Assembleia Legislativa comemora Dia do Auditor Fiscal com sessão solene

unnamed (35)

Em homenagem ao Dia do Auditor Fiscal, comemorado no dia 21 de setembro, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte homenageou nesta segunda-feira (19) os profissionais que fazem parte da categoria no Rio Grande do Norte. O deputado Albert Dickson (PROS), além de propositor da homenagem, também é um auditor fiscal.

“O Fisco tem um papel privilegiado na sociedade, pois através de seus profissionais, colabora para o crescimento e avanço do Rio Grande do Norte, arrecadando os recursos necessários para propiciar os investimentos na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura. É com grande satisfação que prestamos essa homenagem a pessoas que ao longo de suas carreiras contribuíram significativamente para o sucesso e desenvolvimento de cada órgão”, afirma o deputado Albert Dickson.

O parlamentar lembra que trabalhou como auditor por mais de 20 anos e que a Secretaria Estadual de Tributação já deu provas da maturidade técnica. “Sem essa Secretaria, nenhuma outra funciona e o Estado não funciona. Essa é a pasta mais importante do Estado”.

Albert Dickson destacou que na próxima quarta-feira (21) será sancionada a Lei da Semana Estadual de Educação Fiscal, que vai despertar na população uma consciência cidadã, atuando também na fiscalização correta da aplicação dos recursos públicos e combate à sonegação fiscal.

“No Brasil, a educação fiscal não faz parte do cotidiano do cidadão. Esse projeto vai possibilitar, por meio de convênio entre as Secretarias de Tributação e Educação, inserir, também, nos currículos escolares a educação fiscal, por meio de palestras e outras atividades acadêmicas, formando os jovens desde cedo para uma atuação cidadã”, destacou o deputado.

Durante a solenidade, Luiz Augusto Dutra da Silva destacou o trabalho dos auditores no Rio Grande do Norte e elogiou as ações do secretário estadual de Tributação, André Horta. “Para cada dificuldade sugerimos duas soluções e esse é o atual espírito da Secretaria de Tributação do RN. Existem bons profissionais na pasta e vale destacar o Fundo de Equilíbrio Fiscal do Estado do Rio Grande do Norte. Tenho orgulho de fazer parte dessa categoria”, disse o auditor.

O presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais do RN (Sindifern), Pedro Lopes, ressaltou a parceria da categoria com a Assembleia Legislativa, através do convênio para veiculação do programa Fisco em Pauta e fez questão de destacar que o Fisco tem feito sua parte.

“Para o Fisco cumprir a missão com total eficiência precisa ser fortalecido com autonomia financeira e administrativa, assim terá maior e melhor atuação. O Fisco Potiguar tem a receita para o Rio Grande do Norte sair da crise”, afirmou Pedro Lopes.

O secretário estadual de Tributação, André Horta, associou o sucesso dos trabalhos da Secretaria à qualidade dos profissionais. “Preciso reconhecer o emprenho, motivação e confiança dos auditores que contribuem para o sucesso da secretaria em tempos tão difíceis”.

A sessão solene contou com a participação do deputado estadual Getúlio Rêgo (DEM), auditores fiscais, além de membros da Associação dos Auditores Fiscais do Tesouro Estadual do RN (Asfarn) e do Sindicato dos Auditores Fiscais do RN (Sindifern).

Assessoria