Avião tinha falha no motor, afirma testemunha de acidente que matou deputado

Destroços do avião que levava o deputado estadual Bernardo Ribas Carli. Corpo de Bombeiros/Divulgação

O deputado estadual Bernardo Ribas Carli (PSDB), de 32 anos, está entre as vítimas da queda de uma aeronave de pequeno porte na manhã deste domingo (22), por volta das 11 horas, no município de Paula Freitas, na região Sul do Paraná, quase na divisa com Santa Catarina. Havia três pessoas a bordo do avião Modelo Seneca prefixo PR-DMC. Todos morreram no local.

O agricultor Adilson Batista estava na residência do pai, na área rural de Paula Freitas, Sul do Paraná, quando testemunhou o acidente que matou o deputado estadual Bernardo Ribas Carli (PSDB) e outras duas pessoas, na manhã deste domingo (22). Segundo ele, o avião parecia ter falhas no motor. “Ele passou duas vezes em cima da casa do pai com o motor pifando e caiu aqui”, contou. Fragmentos da aeronave ficaram bem próximos da moradia que fica ao lado do lote de terras em que aconteceu o acidente.

O deputado Bernardo Ribas Carli (PSDB) | Pedro de Oliveira/Assembleia Legislativa/Arquivo
O deputado Bernardo Ribas Carli (PSDB) Pedro de Oliveira/Assembleia Legislativa/Arquivo

O avião – um bimotor de pequeno porte -– caiu no terreno de Jair Cubas, patrão de Batista, no meio de uma plantação de eucaliptos. A testemunha disse ter procurado primeiro em um terreno ao lado, mas depois viu o local exato em que estavam os destroços. A localidade fica na comunidade de Bela Vista, área rural do município. Em seguida, o agricultor comunicou a Polícia Militar sobre o acidente.

As causas da tragédia estão sendo investigadas, mas o relato indica que a aeronave perdeu altura e começou a descer sobre os eucaliptos. Após bater nas copas mais altas, foi se fragmentando e, de acordo com os relatos, houve uma explosão ao cair no chão. Segundo fontes que estavam a trabalho no local do acidente, ficou impossível identificar o prefixo ou modelo do avião apenas pelos destroços.

 

Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/politica/parana/aviao-tinha-falha-no-motor-afirma-testemunha-de-acidente-que-matou-deputado-6zynv4w1b58s7oj1b92ktdbfv