Cantor Prince morre aos 57 anos

 

000_9u9s4_1
Prince se apresenta na França em 2011. O cantor foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira (Foto: AFP)

O cantor e compositor Prince foi encontrado morto em sua casa, emMinnesota, no Meio-Oeste americano, nesta quinta-feira (21). Prince tinha 57 anos e a causa da morte não foi informada. “É com profunda tristeza que confirmo que o lendário e icônico artistaPrince Rogers Nelson, faleceu nesta manhã, em sua residência em Paisley Park, aos 57 anos”, afirmou Yvette Noel-Schure, assessora do astro.

A saúde de Prince já preocupava os fãs há algumas semanas. No último dia 15, ele voltava de um show em Atlanta, no sul dos Estados Unidos, quando seu jatinho particular foi obrigado a pousar devido a uma emergência médica do astro. Prince foi levado às pressas a um hospital. No dia seguinte, no entanto, Prince já estava de volta aos palcos e seu problema de saúde foi descrito como uma forte gripe.

Prince nasceu em 7 de junho de 1958 em Minneapolis e se transformou num dos maiores ícones da música pop. “Purple rain”, uma de suas canções mais famosas, virou filme e levou oOscar de Melhor Canção Original. Ao longo da carreira, gravou 39 álbuns, ganhou sete prêmios Grammy e vendeu mais de 100 milhões de discos.

Prince era multi-instrumentista e afirmava ter escrito sua primeira canção aos sete anos de idade. Flertou com o jazz, o funk e a disco music. Prolífico, alcançou a glória com seus versos de cunho sexual, seu estilo espalhafatoso, suas roupas extravagantes e uma presença de palco inigualável.

Excêntrico, Prince mudou legalmente seu nome para um símbolo impronunciável em 1993. O signo mesclava referências femininas e masculinas. O cantor pediu que a imprensa o tratasse como “o artista anteriormente conhecido como Prince”. Em 2000, voltou a usar seu nome de batismo.

Prince se apresentou uma única vez no Brasil: no Rock in Rio de 1991. Reza a lenda que a inspiração para a canção “The most beautiful girl in the world” veio de sua experiência carioca. Prince se envolveu com a modelo fluminense Marianne Cotrin que, à época, tinha 16 anos.