/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/B/2/6WFqNsSBAVOLk9eAvB7w/16164912.jpg)
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) publicou nesta terça-feira (23) uma portaria que suspende temporariamente as cirurgias eletivas realizadas nas unidades de saúde do estado, devido ao crescimento do número de casos da Covid-19. A pasta ainda recomendou a mesma ação nas unidades que compõem a Rede SUS (municipais e filantrópicas) e na rede privada.
A portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado. De acordo com o texto, as unidades hospitalares deverão disponibilizar os leitos e os espaços destinados aos procedimentos eletivos para atendimento e internações dos pacientes suspeitos ou confirmados para Covid-19, conforme o plano de enfrentamento à pandemia.
Também de acordo com a portaria, poderão continuar sendo realizadas cirurgias vasculares, ortopédicas, cirurgias via demanda judicial “e aquelas em que o adiamento possa agravar as condições de saúde do paciente”.
Nesse sentido, segundo o texto, as unidades devem estabelecer medidas de gestão que possam garantir a segurança para realização das eletivas que estarão autorizadas.
A portaria também recomenda suspensão de atividades presenciais, ambulatoriais, laboratoriais e de apoio diagnóstico, que não comprometam o cuidado continuado de pacientes, com o propósito de evitar aglomeração de pessoas nos ambientes de espera.
Do Blog: Mais um ato de incompetência do governo Fátima do PT. Ela era para previr as dificuldades antes do povo do Rio Grande do Norte. Por sinal, fica a pergunta: ela é mesmo governadora? Sua fala de ontem parecia mais ser a sindicalista de sempre, como foi.
G1RN