Detran realiza mutirão para vistoriar ônibus de transporte público escolar

Foto cedida

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) promove nesta sexta-feira (17) um mutirão para vistorias de transporte público escolar. Em todas as unidades do órgão no interior do estado, o setor de Vistoria Veicular está voltado para o Dia D das Vistorias preventivas nos ônibus escolares. A meta é iniciar as aulas do ano letivo de 2022 com a frota completamente vistoriada e segura.

Segundo a subcoordenadora de Registro de Veículo do Detran, Celeyde Diniz, o Detran planejou esse dia D das vistorias no transporte escolar para priorizar a segurança dos estudantes. ”Comunicamos previamente as prefeituras para que se organizassem e pudesse levar os ônibus. Nosso objetivo é abrir uma agenda flexível de vistorias, para que nenhuma cidade deixe de realizar o serviço”, explicou a subcoordenadora.

Além da realização dos mutirões, o Detran intensificou os atendimentos especificamente para esse tipo de inspeção, mantendo nas unidades do órgão vagas abertas diariamente para agendamento desse serviço. Dessa forma, os municípios podem escolher o Detran mais próximo para levar sua frota e fazer o procedimento.

O agendamento da vistoria no transporte público escolar é feito totalmente online no site do www.detran.rn.gov.br. Na página inicial, é só clicar no botão “Agendamentos. Em seguida, aciona o ícone “Veículos”, depois “Transporte Escolar” e, por último, preenche o formulário de identificação com o CPF do solicitante e escolhe na opção de serviço “ Vistoria Para Fins de Autorização de Transporte Escolar” escolhendo data e horário disponíveis para o serviço. 

Segurança

A vistoria do transporte de estudantes da rede segue o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que estabelece que o transporte escolar só deve trafegar quando está registrado como veículo de passageiros, com inspeção semestral dos equipamentos de segurança, com pintura de faixa horizontal na cor amarela com o dístico “ESCOLAR”, em preto.

É exigido equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo; com lanternas de luz branca, fosca ou amarela dispostas nas extremidades da parte superior dianteira e lanternas de luz vermelha dispostas na extremidade superior da parte traseira. O veículo tem que possuir cintos de segurança em número igual à lotação, além de outros requisitos e equipamentos obrigatórios estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O Detran inspeciona todos os itens de segurança do veículo desde os pneus até cinto de segurança, como também é avaliada a documentação do condutor, que deve ter idade superior a vinte e um anos, portar carteira de habilitação na categoria D ou E, não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os doze últimos meses, além de ser aprovado em curso especializado.

Portal rn.gov