Doadores de sangue são homenageados em sessão solene na Assembleia Legislativa

Os maiores doadores de sangue do Rio Grande do Norte foram homenageados em Sessão Solene, na Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (14), Dia Mundial do Doador de Sangue. Proposta pelo deputado estadual Carlos Augusto Maia (PSD), a sessão solene também foi momento para chamar a atenção da sociedade para a importância da doação de sangue. Para estimular a doação de sangue, a Unidade móvel do Hemonorte está fazendo a coleta e esclarecendo as dúvidas da população durante todo o dia em frente ao prédio da Assembleia, na Praça Sete de Setembro, Centro da cidade.

“Nosso interesse é estimular o assunto promovendo a cultura de doação de sangue, tendo em vista que a primeira doação, na maioria das vezes, vem com a necessidade de um parente ou conhecido. Por isso nosso esforço para que o recado que a doação salva vidas, já conhecido, seja amplamente compreendido. Precisamos entender que a doação de sangue não deva apenas atender ao apelo de quando os estoques estão acabando. A doação precisa ser constante, periódica e regular. Sem se preocupar com quem vai receber. Por isso essa homenagem, disse Carlos Augusto.

Atualmente, o estoque do banco de sangue do Hemonorte passa por uma situação crítica. “O doador é um herói anônimo que deve ser homenageado diariamente. Hoje contamos com mais de 20 mil doadores voluntários. Isso é filantropia”, disse o fundador da Associação de Doares de Sangue, Paulo Luiz de Lima Neris, que vai realizar a doação de número 178, firmando-se um dos maiores doadores em atividade no país. Ele também destacou que uma única doação pode salvar quatro vidas.

O diretor do Hemonorte, Rodrigo Villar de Freitas, dest6acouo caráter educativo da homenagem. “Hoje é um dia especial. O objetivo é homenagear, mas o foco é educativo. Além do ato nobre e altruísmo, a doação deveria ser encarada como um dever cívico do cidadão. Essa data fica como marca para disseminar essa ideia e fazer surgir novos doadores voluntários”, disse.

Além dos homenageados, os deputados Getúlio Rego (DEM), Hermano Morais (PMDB), Albert Dickson (PROS), Nélter Queiroz (PMDB) e Larissa Rosado (PSB), além de representantes do Hemonorte e profissionais da saúde participaram da sessão.

Ação
Atenta a importância da doação de sangue e buscando sensibilizar novos doadores, a Assembleia Legislativa promoveu ação conjunta na segunda quinzena de maio para a coleta de sangue junto aos servidores legislativos e população. A campanha teve o objetivo de contribuir para o reforço do estoque de bolsas de sangue do Hemonorte, na unidade móvel de coleta de sangue que estará instalada na Praça Sete de Setembro, no Centro da cidade.

Homenageados
Áurea Maria Xavier Barbosa
Carlos Antônio Batista de Oliveira
Erikson Girley Andrade de Lucena
Flávio Dantas Celestino Correia
Francisco Halysson da Costa Oliveira
Francisco Rogério Coelho
Isabel Cristina Viana da Costa
Maria Zélia Fernandes
Paulo Luiz de Lima Neris
Ranildo Pereira da Silva
Roberto Rivelino Silva Xavier
Ronaldo Paulino de Brito
Rodrigo Villar de Freitas

Certificados entregues aos homenageados na Associação dos Doadores de Sangue
Aldeirton José de Oliveira
Almir César Costa de Oliveira
Céu Maria do Nascimento
Claudia Regina Veloso
Demétrio Xavier Neto
Fábio Alexandre Barbosa
Fernando dos Santos Lima Filho
Janai da Costa Pereira
Leocádia Silva de Almeida
Marconi Ribeiro do Nascimento
Paulo Luiz de Lima
Walter de Paiva Barreto

 

Assessoria