Em Natal, candidatos à Prefeitura participam de debate da Inter TV

Carlos Eduardo, Fernando Mineiro, Márcia Maia e Kelps Lima participam do debate na Inter TV Cabugi (Foto: Reprodução/G1)
Carlos Eduardo, Fernando Mineiro, Márcia Maia e Kelps Lima participam do debate na Inter TV Cabugi (Foto: Reprodução/G1)

G1 – Os candidatos à Prefeitura de Natal Carlos Eduardo (PDT), Fernando Mineiro (PT), Kelps Lima (SD) e Márcia Maia (PSDB) participam nesta quinta-feira (29) do debate realizado pela Inter TV Cabugi, na capital potiguar. Será o último momento de discussão e propostas entre os candidatos antes das eleições. O debate será transmitido pela emissora e também pelo G1 logo após a novela “Velho Chico”. O encontro reúne os candidatos registrados para o pleito de 2 de outubro e que têm mais de nove deputados na Câmara Federal, como estabelece resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O debate de ideias e projetos deve durar cerca de 80 minutos e as torcidas dos candidatos não aparecerão nas transmissões. A discussão será divida em quatro blocos – dois com tema de livre escolha dos políticos e dois com temas determinados por sorteio. As perguntas serão feitas apenas entre os políticos, por meio da condução do jornalista José Roberto Burnier. A ordem em que os candidatos farão as perguntas foi definida com antecedência, por meio de sorteio.

No primeiro bloco, e apenas neste, cada candidato poderá fazer uma pergunta e todos os candidatos terão que ser perguntados uma vez. Cada candidato terá que perguntar sempre a quem ainda não participou. No segundo, terceiro e quarto blocos, cada candidato poderá ser escolhido para responder a, no máximo, duas perguntas.

O primeiro e o terceiro bloco do debate serão de tema determinado. Neles, os candidatos responderão a perguntas sobre 12 temas, já determinados, que serão sorteados ao vivo. Cada tema será sorteado uma única vez. Nos blocos de tema livre, o tema da pergunta é de livre escolha do candidato que vai perguntar. Este terá 30 segundos para fazer sua indagação a quem preferir. O candidato escolhido para responder terá um minuto e 30 segundos segundos para falar. O político que perguntou terá um minuto para a réplica. Já o que respondeu terá 45 segundos para a tréplica. Em todos os blocos, os tempos de pergunta, resposta, réplica e tréplica serão os mesmos.

No último bloco, além das perguntas, os candidatos terão 45 segundos para considerações finais. A ordem em que os candidatos farão essas considerações foi sorteda previamente e segue a sequência: Kelps Lima (SD), Carlos Eduardo (PDT), Márcia Maia (PSDB) e Fernando Mineiro (PT).