EUA: Biden tenta isolar a China do mundo por meio da Otan, diz matéria do Infomoney

Biden ataca leis para restringir acesso ao voto em discurso duro no berço  da democracia dos EUA - 13/07/2021 - Mundo - Folha
Foto da Internet

Em um evento sobre geopolítica da Ohmresearch, o economista Roberto Dumas Damas, que é professor do Insper, já morou na China trabalhando para o Itaú BBA e escreveu um livro sobre o país, disse que o presidente chinês, Xi Jinping, quer anexar Taiwan à China continental.

De acordo com Dumas, isso coloca a ilha na mira dos chineses, que dependem muito de semicondutores para alavancar suas indústrias de tecnologia da informação e inteligência artificial.

Ao mesmo tempo, o governo do presidente democrata, Joe Biden, dos Estados Unidos, já se mostrou interessado em recuperar a hegemonia global isolando a China por meio de instituições internacionais como a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e de negociações costuradas com potências europeias.

No entanto, a maior economia da Ásia está tão integrada à cadeia mundial de produção que para isolá-la ou pressioná-la economicamente seria necessário pedir a Coreia do Sul, Japão e Taiwan para pararem de fornecer semicondutores.

Infomoney

Leave a Comment