Ex-ministro do STF, Joaquim Barbosa tem Ciro Gomes como seu candidato predileto até o momento

Ex-ministro do STF, Joaquim Barbosa tem Ciro Gomes (PDT) como seu candidato predileto até o momento | Fotos: Reprodução

Apesar de afirmar não ter interesse em se candidatar novamente à Presidência da República no próximo pleito, o ex-ministro do STF, Joaquim Barbosa tem feito um diagnóstico, às pessoas próximas, dos nomes que até o momento se declararam pré-candidatos à disputa Presidencial marcada para 2 de outubro. Segundo pessoas próximas ao ministro, poucos se salvam até o momento. Entre eles, está Ciro Gomes (PDT), considerado pelo ex-ministro como um “bom candidato”.

No diagnóstico de Barbosa, as eleições de 2022, inclusive, não estão “praticamente ganhas” para o lado de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como dizem as pesquisas. Ele acredita, inclusive, que apesar de “até gostar”, do ex-governador Geraldo Alckmin, nome mais cotado para ser vice de Lula, que o petista provavelmente será bastante atacado por opositores quando a campanha de fato foi iniciada.

Aliados do ex-ministro ainda afirmam que não faltam críticas de Barbosa ao atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) e ao ex-juiz e ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro (Podemos). Barbosa, inclusive, já chegou a criticar as “companhias” de que Moro está se cercando para disputar o pleito, em especial mencionando militares e antigos procuradores da Lava Jato. Com essas companhias, Barbosa chegou a avaliar que o ex-juiz irá “manter a sombra autoritária” e que não irá conseguir resolver os problemas emergenciais do país, como a crise entre as instituições democráticas e a própria desigualdade.

Jornal Opção

Leave a Comment