CAICÓ ESTÁ INSERIDA NOVAMENTE NO MAPA DO TURISMO BRASILEIRO

Com isso, o município de Caicó é reconhecido como uma cidade turística — Foto: Divulgação

O Ministério do Turismo divulgou nesta segunda-feira (26), no Diário Oficial da União (DOU), o novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021. Ao todo, 2.694 cidades de 333 regiões turísticas do país foram validadas pela Pasta e incluídas na atualização da plataforma. Neste ano, os estados e municípios contaram com novos critérios, compromissos e recomendações estabelecidas pelo Ministério do Turismo, entre elas a obrigação de participação em instância de governança e em Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).

O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José da Paz Dantas (Paizito) informou que o Município de Caicó entregou recentemente toda a documentação necessária para permanecer no Mapa do Turismo do Brasil. Com isso, o município de Caicó é reconhecido como uma cidade turística e isso implica diretamente na participação das políticas do Ministério do Turismo, como editais, entre outras ações.

Paizito Dantas destacou que o Município de Caicó tem várias potencialidades na área do turismo e citou o turismo de eventos, turismo de aventura, turismo pedagógico, turismo religioso e o turismo ecológico. “Em Caicó, a gente desenvolve atualmente vários projetos, entre eles, o roteiro geoturístico de Caicó que poderá culminar com a criação do museu da geodiversidade e o projeto da educação patrimonial com a participação de todas as escolas do Município. Essas são ações que vão ao encontro a esse tão esperado desenvolvimento do turismo em Caicó e na região”, disse Paizito Dantas.

Entre os benefícios do Mapa do Turismo estão a categorização dos municípios turísticos, que vai de “A” a “E”. Essa classificação é um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais. Além disso, ele subsidia a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística.

O prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata), enfatizou que a permanência de Caicó no Mapa do Turismo Brasileiro é uma grande conquista para o Município, pois Caicó pode trabalhar o turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda. De acordo com Batata, Caicó conseguiu entrar no mapa pela primeira vez em 2017 e agora já alcança a categoria B, segunda no ranking.

O novo Mapa do Turismo está disponível para consulta no site www.mapa.turismo.gov.br e conta ainda com a emissão de certificado digital para os municípios que o compõem.

Fonte: https://blogafonte.com.br