Nos 5 anos da Lava Jato, manifestantes fazem protestos: “STF vergonha”

José Lucena/Estadão Conteúdo
Foto: JOSÉ LUCENA/ESTADÃO CONTEÚDO

No dia que a Lava Jato completa cinco anos, centenas de manifestantes foram às ruas em cidades de todo o país para protestar a favor da operação e contra o Supremo Tribunal Federal (STF). No Rio de Janeiro, por exemplo, uma faixa com os dizeres “o STF é uma vergonha” foi pendurada no centro da cidade.

As manifestações já estavam agendadas devido ao aniversário da força tarefa, no entanto, após decisão polêmica da Corte, ganharam um novo víeis. Na semana passada, o STF autorizou que todas as investigações da Lava Jato e de outras operações que mencionem dinheiro para campanhas eleitorais possam ser julgadas pelos tribunais eleitorais em vez da Justiça comum.

Em Brasília, os manifestantes fizeram uma rápida manifestação na porta do STF. Segundo a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), cerca de 500 pessoas participaram do ato, enquanto entoavam palavras de ordem contra o tribunal e cantavam o hino nacional. Entre eles, estava a deputada federal  Carla Zambeli (PSL-SP).

Nas redes sociais, a parlamentar divulgou um vídeo das manifestações e questionou o porquê do STF ter mandado a Lava Jato à Justiça Eleitoral.

 

Fonte: Metrópoles