Para Kelps, crise hídrica precisa de discussão permanente

unnamed (14)

A escassez da água e a forma como ela é utilizada foi tema do pronunciamento do deputado estadual Kelps Lima (SDD) durante sessão ordinária desta quarta-feira (16). O parlamentar recebeu convite de uma audiência pública no município de São Rafael para discussão do assunto e chamou a atenção para o caso dessa região que sofre com problemas de abastecimento e qualidade da água.

“O problema em São Rafael é operacional. Não falta água, a questão é no abastecimento e o Governo tem como atenuar esse problema através de uma nova bomba. Quem faz política em São Rafael está organizando um movimento cobrando à Caern melhorias no abastecimento”, disse Kelps.

Kelps Lima lembra que em 2015 os pronunciamentos sobre a crise hídrica no Rio Grande do Norte eram mais constantes, mas segundo ele, as chuvas de janeiro fizeram o assunto ficar adormecido, porém o problema é permanente. “O Governo adotou uma política de apagar incêndio e isso não resolve o problema. Temos que ter uma discussão permanente sobre o uso da água”.

O deputado destacou também a preparação das gerações futuras e a relação com a escassez da água. Para Kelps, não há movimento preparando o Estado para as grandes transformações, através da conscientização.

Em aparte, o deputado Hermano Morais (PMDB) destacou o Plano Emergencial de Segurança Hídrica, elaborado pelo Governo do RN. O Plano prevê perfuração e instalação de poços, adutoras de engate rápido, alimentação animal e dessalinizadores. “A princípio foram assegurados pelo Governo Federal R$ 4 milhões, que serão usados na Operação Vertente, responsável pelo abastecimento, através de carros-pipa, das áreas urbanas dos municípios do RN em crise de água, e recentemente R$ 44 milhões, que serão destinados para a adutora de engate rápido em Caicó”, disse Hermano.

O deputado Fernando Mineiro (PT) aproveitou o assunto para registrar a participação dele na reunião do Conselho Estadual de Recursos Hídricos e disse que a gestão da água é um dos assuntos em debate.

Assessoria