Parnamirim inicia testes rápidos do coronavírus por ‘drive-thru’ em pessoas idosas com doenças crônicas

Testagem segue até a sexta-feira (3) — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi
Testagem segue até a sexta-feira (3) — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi

A Prefeitura de Parnamirim começa nesta quinta-feira (2) uma campanha de testagem rápida para a Covid-19 em sistema drive-thru. Os testes serão aplicados no Laboratório Central, na Avenida Comandante Petit e são destinados exclusivamente a idosos com doenças crônicas, que apresentaram sintomas do coronavírus há pelo menos 14 dias.

A testagem se estenderá até a sexta-feira (3), sempre no horário das 8 às 17h. De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, ao todo serão disponibilizados 1 mil testes, 500 para cada dia. Os interessados em participar da campanha devem levar carteira de identidade, documento médico de comprovação caso haja doença crônica e comprovante de residência do município.

“É importante que todos os pacientes sigam rigorosamente os critérios de apresentação dos sintoma pelos últimos 14 dias, pelo risco de dar um falso negativo. O uso de máscara é obrigatório e todos devem ficar restritos dentro do veículo durante a coleta de sangue ou espera nas filas”, destacou Ana Paula Pontes, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde.

Os resultados são liberados em até 24 horas e os pacientes receberão o diagnóstico por meio do WhatsApp ou telefone cadastrado no sistema. As pessoas que testarem positivo serão orientadas a aderirem ao isolamento domiciliar ou atendimento em uma unidade de saúde do município, conforme sintomas.

Parnamirim, que fica na Região Metropolitana de Natal, é a segunda cidade do Rio Grande do Norte com mais casos confirmados da Covid-19, atrás apenas da capital potiguar. De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), divulgado na quarta-feira (1º), Parnamirim tem 3.294 confirmações com 78 óbitos por coronavírus.

G1RN