Planejamento estratégico da Assembleia RN é destaque em congresso na Espanha

unnamed
Crédito da Foto: Reprodução internet

O Planejamento Estratégico implementado pela atual gestão da Assembleia Legislativa do RN será destaque na sétima edição do Congresso Internacional de Governo, Administração e Politicas Públicas (GIGAPP) em Madri, Espanha. O formato do Planejamento Estratégico da Assembleia – feito exclusivamente por servidores da Casa – foi selecionado pela organização do evento e por isso será apresentado como modelo para outras Casas Legislativas. O encontro reunirá instituições de ensino e organizações de 20 países em torno da temática das políticas públicas e acontecerá entre os dias 3 e 5 de outubro.

“Nossa participação representando o Brasil em evento internacional reforça o surgimento de uma nova Assembleia Legislativa, com austeridade nos gastos, redução de despesas e mais transparência. Temos foco no Planejamento Estratégico, desde fevereiro de 2015, com ações na área administrativa, com destaque para o corte de 930 funções e cargos comissionados, a implementação da Reforma Administrativa, convocação de concursados e medidas de economicidade que em dois anos vão superar R$ 40 milhões”, salienta Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa.

A apresentação do plano terá como base um artigo escrito pelo diretor da Escola da Assembleia, Carlos Russo. “Nosso trabalho mostra a criação do primeiro Planejamento Estratégico da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. É realizado para isso um estudo acerca das características e conceitos utilizados na prática de iniciação de um procedimento estratégico apoiadas nas necessidades de resposta às demandas da sociedade e modernização da casa. Essas características e conceitos serão tratadas a partir do cenário encontrado no início da 61ª legislatura, iniciada em fevereiro de 2015”, destacou o diretor.

Voltado para uma gestão focada em resultados, o Planejamento Estratégico da Assembleia Legislativa estabelece 36 planos de ação distribuídos em diferentes áreas de atuação estratégica: melhoria da eficiência; qualidade; integração; recursos orçamentários; recursos humanos; e recursos orçamentários.

Na busca pela melhoria da eficácia da gestão, ganha destaque no novo planejamento a proposta de tornar a Escola da Assembleia um referencial de excelência para o servidor e para a sociedade. Em 2015, a Escola adotou novo programa de gestão escolar e passou a oferecer três novos cursos de pós-graduação e o primeiro mestrado oferecido por uma Casa Legislativa no Brasil.

Dentro do planejamento, a Assembleia tem investido no reordenamento do setor e dos serviços de saúde oferecidos; modernização da estrutura da Casa; expansão do sinal da TV Assembleia; interação com a população por meio das ações planejadas; além da reformulação dos programas socioculturais desenvolvidos e da preocupação com a execução orçamentária, um dos principais pontos do novo planejamento do Legislativo.

O Planejamento Estratégico da Assembleia Legislativa já é modelo para outras Casas Legislativas do país, tendo sido apresentado no Congresso Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), em junho passado.

Assessoria