Prefeito de Natal renomeia secretários de Saúde, Planejamento, Tributação e Segurança

Prédio Prefeitura de Natal fachada  — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
Prédio Prefeitura de Natal fachada — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Após exonerar todos os ocupantes de cargos comissionados do município, o prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), renomeou parte dos secretários – seus auxiliares diretos na administração – e outros cargos em comissão, dentro das pastas que já tiveram seus titulares definidos.

Entre as publicações, não há novos nomes: os secretários de Saúde, de Tributação, de Administração, Planejamento e Segurança, por exemplo, estão mantidos, conforme publicação em um diário oficial extra publicado ainda na terça-feira (5).

O prefeito confirmou que começou uma reforma administrativa, que deverá ser concluída em um prazo de oito a quinze dias. As exonerações foram publicadas no primeiro ato administrativo após a posse dele no dia 1º de janeiro, no Diário Oficial de terça.

No mesmo Diário Oficial, alguns secretário já eram renomeados. Caso da secretária de Administração, Adamires França; o secretário municipal de governo, Joham Alves Xavier; o procurador-geral do município, Fernando Pinheiro de Sá e Benevides; o consultor do município, Genildo Pereira da Costa e o coordenador do gabinete, Esdras Alves de Queiroz.

Em entrevista à Inter TV Cabugi, o prefeito ainda afirmou que conversaria com o secretário de Saúde, George Antunes, que acabou permanecendo no cargo, conforme a publicação no Diário Oficial Extra. O prefeito também já havia afirmado que manteria Ludenilson Lopes na Secretaria de Tributação, o que ocorreu.

Nomes técnicos

Segundo o prefeito, o novo secretariado será “eminentemente técnico”. “Não vou dizer aqui que nós vamos exorcizar, nem extirpar a política da nossa gestão. Mas o secretariado vai ser eminentemente técnico”, disse.

“Para assumir novos cargos na nova gestão, temos de ter um secretariado e todos os cargos comissionados com o perfil eminentemente técnico, conhecimento sobre o assunto, a pasta e os cargos que vão ocupar. Esse será o requisito”.

Ainda de acordo com o prefeito, a exoneração de todos os cargos aconteceu como uma estratégia para criar uma nova pasta: a Secretaria da Igualdade Racial. A ideia é encontrar formas de fundir alguns cargos e excluir outros para que a pasta seja incluída na nova gestão sem que haja um aumento nas despesas municipais.

Álvaro Dias era vice-prefeito de Carlos Eduardo (PDT) e assumiu a prefeitura em 2018, após o ex-prefeito deixar o cargo para se candidatar ao governo do estado, perdendo a disputa para a atual governadora, Fátima Bezerra (PT). O prefeito foi eleito para um novo mandato em novembro, em primeiro turno e tomou posse na última sexta-feira (1º).

Nomes de secretários e auxiliares diretos recontratados

  • Ludenilson Araújo Lopes, secretário de Tributação
  • Joanna de Oliveira Guerra, secretária de Planejamento
  • George Antunes, secretário de Saúde
  • Sheila Maria Freitas de Souza Fernandes e Melo, secretária de Segurança e Defesa Social
  • Thiago Costa Marreiros, presidente do NatalPrev
  • Rodrigo Ferraz Quidute, controlador-geral do município
  • Adamires França, secretária de Administração,
  • Joham Alves Xavier, secretário municipal de Governo
  • Fernando Pinheiro de Sá e Benevides; procurador-geral do município,
  • Genildo Pereira da Costa, consultor do município
  • Esdras Alves de Queiroz, coordenador do gabinete.

G1RN

Leave a Comment