Quadrilha dos EUA vendia material descartável reutilizado em hospitais no ES, diz polícia

Reprodução da TV Globo/Fantástico 

A ‘Operação Lama Cirúrgica’, que investiga a falsificação e fornecimento de materiais hospitalares descartáveis reutilizados em um hospital particular na Serra, Grande Vitória, apontou uma quadrilha dos Estados Unidos como responsável pela venda dos produtos à empresa Golden Hospitalar.

Dois empresários e um enfermeiro foram presos, suspeitos do esquema, no dia 16 de janeiro. As investigações apontam que os produtos que deveriam ser usados apenas uma vez foram reutilizados 2.536 vezes.

Foi descoberto, ainda, o envolvimento de uma terceira empresa, a Esterileto, contratada pela Golden para esterilizar os produtos.

“Há envolvimento de médicos, de empresários, empresas que vendem esses materiais e são utilizados em cirurgias ortopédicas, de enfermeiros, instrumentadores, que utilizam, basicamente, materiais cujo reuso é proibido”, falou o secretário de Segurança Pública, André Garcia.

Fonte: https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/quadrilha-dos-eua-vendia-material-descartavel-reutilizado-em-hospitais-no-es-diz-policia.ghtml