Rosa Weber mantém veto à candidatura de Lula e nega prazo maior para substituição em chapa

A ministra Rosa Weber, presidente do TSE – EVARISTO SA / AFP 

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rosa Weber, enviou o recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Supremo Tribunal Federal (STF). A defesa do político questiona a decisão do tribunal eleitoral de barrar o petista nas eleições com base na Lei da Ficha Limpa. Lula foi considerado inelegível em razão da condenação em segunda instância no caso do tríplex do Guarujá. Rosa Weber manteve a validade do veto à candidatura até o STF deliberar a respeito. A ministra negou o pedido do PT para estender o prazo para a substituição de Lula na chapa que concorre à Presidência.

Rosa Weber frisou que cabe ao presidente do tribunal de origem outorgar excepcionalmente o efeito suspensivo. Com a admissibilidade do recurso, avaliou a ministra, não há “perigo na demora” de análise do caso, uma vez que o STF pode tomar a decisão antes do dia 11.

O PT terá até amanhã para registra o novo nome para ser candidato no lugar de Lula.

O partido do PT está proibido de exibir imagens de Lula nos programas eleitorais.

Leia mais: https://oglobo.globo.com/brasil/rosa-weber-mantem-veto-candidatura-de-lula-nega-prazo-maior-para-substituicao-em-chapa-23054125#ixzz5Qhg3pP8Q
stest

Leave a Comment