Servidores da Assembleia fazem doação coletiva de sangue ao Hemonorte nesta terça (13)

unnamed (1)

Ônibus do banco de sangue estará em frente à sede da Assembleia das 8h às 15h

Os servidores da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte atenderam ao apelo do Hemonorte e farão uma ação coletiva de doação na próxima terça-feira (13). A coleta vai acontecer das 8h às 15h, na unidade móvel do Hemonorte, que estará em frente à sede do Poder Legislativo. A comunidade também pode participar.

A iniciativa partiu do setor de Saúde da Casa, que se sensibilizou com os números do Hemonorte. Segundo dados do hemocentro, os estoques de sangue de fatores negativos (O e AB negativo) estão em situação crítica, comprometendo o fornecimento de sangue e hemocomponentes para a rede hospitalar.

“Pretendemos criar uma cultura do doação de sangue entre os nossos servidores e servir de exemplo para outros órgãos. Partindo do princípio que os nossos colaboradores são saudáveis, eles estarão aptos a fazer a doação e colaborar, de forma solidária, com o banco de sangue do Estado”, afirma Geane Augusto Lima, gerente de enfermagem da Assembleia. Ela também informou que na mesma data, o setor vacinará os servidores contra a Hepatite e o Tétano.

A expectativa é de que pelo menos 150 pessoas façam a doação na unidade móvel. A chefe da Divisão de Serviço Social do Hemonorte, Miriam Mafra, lembra que “uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas” e alertou para os requisitos básicos para a coleta.

Requisitos básicos

– Ter entre 16 e 69 anos (o candidato para doação de sangue com idade entre 16 e 17 anos necessita de autorização e presença dos pais (pai ou mãe) ou responsável legal, durante todo processo da doação de sangue)
– Ser saudável
– Pesar acima de 50kg
– Repouso mínimo de 6 horas na noite anterior
–  Evitar alimentos gordurosos antes da doação
– Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores
– Apresentar um documento oficial com foto

Assessoria