Sessão Solene na Assembleia homenageia mulheres potiguares

unnamed

O Dia Internacional da Mulher foi comemorado nesta terça-feira (8) pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Em sessão solene no plenário Clóvis Motta, a Casa prestou homenagem às potiguares Sheila Freitas, diretora de Polícia Civil da Grande Natal, e à promotora de justiça Érica Verícia. A solenidade foi proposta pelas deputadas Cristiane Dantas (PCdoB) e Márcia Maia (PSB).

“O oito de março não é uma data simplesmente comemorativa. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia, tornar o preconceito e a desvalorização da mulher em manchas do passado”, disse Cristiane Dantas. A parlamentar fez uma abordagem sobre a data e enalteceu as conquistas femininas ao longo da história, destacando o direito ao voto e de ser votada, a Lei Maria da Penha e a recente Lei do Feminicídio.

Sobre a sua homenageada, Cristiane Dantas disse que a delegada Sheila Freitas tem se destacado nas investigações da Segurança Pública do RN. “Não chegou onde está por acaso. Traz em seu currículo um legado do qual pode e deve se orgulhar. É um retrato da nossa aguerrida pátria, mãe gentil. Uma mulher que não foge à luta”, declarou Cristiane.

Já Márcia Maia ressaltou que mesmo com os avanços em defesa das mulheres, são necessárias outras conquistas. “De acordo com dados do Tribunal de Justiça do RN, existem 15 mil processos judiciais relacionados a crimes contra a mulher. Mesmo com a Lei Maria da Penha, que reduziu 10% dos casos de mulheres mortas dentro de casa no Brasil, a espiral de violência continua a ignorar direitos, destruindo famílias e ceifando vidas”, afirmou.

Em referência à promotora Érica Verícia, a parlamentar enalteceu a atuação da homenageada em favor da igualdade de gêneros. “É uma mulher que exala força, espírito público e desejo por justiça social. Que reconhece a importância da tradição, da família e da reflexão filosófica da sociedade. Defensora incansável da justiça, cujo currículo a qualifica de forma inquestionável no amparo àqueles acossados pelas agruras das desigualdades e da violência”, disse Márcia.

Fazendo uso da tribuna do plenário, as homenageadas agradeceram a menção. “Essa homenagem hoje não é para Sheila Freitas, mas para todas as policiais civis e militares que assim como eu dedicam suas vidas à sociedade”, disse emocionada a delegada. “É um momento especial que divido com as deputadas, parlamentares que empunham a bandeira e fazem proposições afirmativas em defesa das mulheres”, declarou Érica Verícia, que coordena o Núcleo de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar do Ministério Público Estadual (NAMVID).

A solenidade em homenagem ao Dia Internacional da Mulher foi conduzida pelo presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB), que na oportunidade reafirmou a iniciativa e a atuação parlamentar das deputadas Cristiane Dantas e Márcia Maia.

Durante a sessão, foi exibido um vídeo do Memorial do Legislativo Potiguar sobre a influência da mulher na história política do Brasil e do Rio Grande do Norte, contando ainda com a participação do Coral de Música da Assembleia. A sessão solene marcou o lançamento da cartilha ‘Dignidade da Mulher: direito ao respeito e à consideração’, idealizada pela Defensoria Pública do Estado. O documento traz uma compilação dos direitos e garantias de defesa às mulheres vítimas da violência.

Os deputados Souza Neto (PHS), Getúlio Rêgo (DEM), Vivaldo Costa (PROS), Jacó Jácome (PMN), Ricardo Motta (PROS) Nélter Queiroz (PMDB) e Carlos Augusto Maia (PTdoB) também participaram da solenidade, que reuniu ainda representantes do Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Natal, Tribunal de Justiça do RN, Ministério Público, além da secretária administrativa da Assembleia Legislativa, Dulcinéia Brandão.

Exposição
Uma exposição coletiva de telas e esculturas de artistas femininas potiguares acontece na Assembleia em alusão ao Dia da Mulher. A mostra está aberta ao público de 8 a 23 de março, no Salão Nobre da Casa.